Educação

Dicas para Desentupir a Pia

dicas para desentupir a pia

Dicas para desentupir a pia | A pia é uma bacia de metal geralmente instalada na cozinha. É utilizado para lavar a louça da cozinha. No entanto, ao passar todos os tipos de gordura e resíduos por ela, chega um momento em que quase nada acontece.  Não há muito para se preocupar, já que você está apenas enfrentando um problema de pia entupida.

Portanto, apresentamos alguns métodos eficazes para você resolver o problema. Serão principalmente dicas manuais, uma vez que os desentupidores químicos são vendidos com suas instruções de uso. Veja o que nosso portal tem a dizer.

Dicas para Desentupir a Pia

Ter uma pia entupida não significa necessariamente muitos custos de reparo. Existem muitos métodos fáceis que o ajudarão a sair de problemas. Portanto, vamos começar com o mais eficaz de todos.

Desmonte o sifão ou entre em contato com um encanador

Algumas das dicas para desentupir a pia é desmontar o sifão. Com isso em mente, você precisará essencialmente de luvas, uma bacia e uma ferramenta para desenroscar. Você também pode dizer imediatamente que, se tiver dificuldade com o trabalho manual, é melhor entrar em contato com um encanador de confiança.

Agora vamos dar uma olhada no sifão. Trata-se do dispositivo em forma de letra “S” curva ou de garrafa, dependendo do tipo, e que fica logo abaixo da pia. Normalmente é aqui que os detritos se acumulam, daí a necessidade de desmontá-los.

Você começará colocando a bacia logo abaixo do sifão para coletar a água e os detritos que irão escapar dela. Posteriormente, usando uma chave ajustável, por exemplo, você irá desparafusar o sifão.

Para modelos recentes, será suficiente remover o parafuso de sangria. Porém, para os modelos mais antigos, será necessário desapertar as porcas nas pontas, tomando o cuidado de protegê-las com adesivo.

Depois de desmontar o sifão e esvaziar os resíduos, recomendamos que limpe o interior com uma escova de dentes e sabão usados. Você pode então parafusar o dispositivo novamente e terá alcançado seu objetivo. Lembre-se de substituir a gaxeta e apertar tudo corretamente.

Outras maneiras de desobstruir a pia

Para fazer isso você vai precisar de … um cabide de ferro (sim, você leu certo, só um cabide). Primeiro, você precisa desdobrar totalmente o cabide. Então você terá que fazer uma espécie de gancho em uma das pontas.  Então você acaba com algum tipo de vara de pescar e vai pescar agora.

Desentupir a pia com um arame ou cabide é bastante simples. Pegue seu instrumento e deslize-o suavemente para dentro do tubo. Você terá que abaixá-lo até sentir resistência. Assim que for o caso, será necessário enganchar e recolher o furão.

Isso removerá gradualmente os detritos que estão obstruindo o tubo e a água deverá poder fluir novamente. Para finalizar o desbloqueio, aqueça um pouco de água e despeje gradualmente no ralo.

Faça misturas químicas

Para este método, você terá que bancar o químico, mas não se preocupe, você não precisa de nenhum conhecimento científico especial. Basta misturar em um recipiente 200 g de bicarbonato de sódio, 20 cl de vinagre branco e 200 g de sal grosso.  Em seguida, você precisará despejar a mistura em sua pia e deixá-la agir. Depois de uma hora, a reação efervescente entre esses elementos deve se livrar da obstrução. Em seguida, enxágue em água fervente.

O uso de cristais de soda também é uma alternativa eficaz no caso de um tampão de gordura. Basta colocar um copo na pia e um litro de água quente. Você se livrará desse plug gorduroso em menos tempo do que leva para perceber.

Despeje água quente

Essa dica é a mais simples de todas, mas só será útil para bonés muito leves. Este é especialmente o caso quando você percebe um fluxo de água excepcionalmente lento. Você só precisa aquecer uma panela com água e despejar lentamente de volta no ralo. Os itens que obstruem o fluxo serão amolecidos pelo calor e a pia será desobstruída. Esteja ciente, no entanto, de que se seus tubos forem feitos de PVC, a temperatura da água certamente não deve chegar a 80 graus.

Esta lista obviamente não é exaustiva. Na verdade, também é possível usar uma ventosa, uma mangueira de jardim ou até mesmo um desentupidor químico. Mas, em geral, esses métodos devem ajudá-lo. A pergunta lógica a se fazer agora é o que fazer quando o problema persistir.

Chame um encanador

Quando nenhuma dessas pontas funciona, geralmente é um sinal de que o tampão está mais fundo no sistema de tubos. Você deve então resolver chamar o encanador rapidamente e gastar alguns centavos, porque existe o risco de inundação.  Além disso, a eficácia dessas dicas não é total. Na verdade, ao usá-lo, o problema acabará por se tornar recorrente se você parar por aí.

O problema deve ser levado muito a sério, pois uma pia que entope é quase uma cozinha parada, daí a necessidade de planejar com antecedência.

O ideal seria entrar em contato com um encanador regularmente para fazer um acompanhamento regular de seus encanamentos, bem como uma limpeza completa com os produtos químicos adequados. Além disso, você deve saber que, tendo os reflexos certos, você pode evitar o aparecimento de engarrafamentos.

Impedir a formação de um tampão

De acordo com a sabedoria popular, é melhor prevenir do que remediar. Concentre-se em alguns bons hábitos que o protegerão do aparecimento de engarrafamentos. Para começar, esvazie sempre os pratos antes de os lavar.

É imprescindível esvaziar os resíduos dentro da louça e potes antes de lavá-los na pia. Da mesma forma, você deve limpar adequadamente o óleo e a gordura antes de lavar a louça. Na verdade, são esses materiais graxos que agem como aglutinantes dos resíduos acumulados nos tubos e, portanto, criam bloqueios.

Se você não cumprir com este requisito, pode colocar um filtro no ralo. Isso permitirá que você recupere qualquer coisa que não seja líquida e evite que esses resíduos entrem nos canos.

Você também deve se lembrar de verificar regularmente as condições do sifão e das vedações. Uma junta gasta ou um sifão partido é perigoso; eles devem ser substituídos. Você está, portanto, bem equipado para lidar com qualquer problema de engarrafamento. É sua vez!

Curtiu as dicas para desentupir a pia? Deixe seu comentário!

Como Limpar Corretamente a Tela de TV

Most Popular

To Top