Saúde e Bem Estar

Erva de São João: Curiosidades

erva de são joão

Quem disse que a erva de São João pensa primeiro em suas flores amarelas brilhantes de generosidade exemplar que duram toda a bela estação sem regar ou remover as partes desbotadas! Solitárias ou agrupadas em pequenos cachos no topo dos caules, as flores formam taças ou estrelas com cinco pétalas e cinco sépalas. Os estames amarelos ou laranja brilhante são particularmente perceptíveis e visíveis por seu comprimento e abundância. Eles formam uma peruca proeminente que evoca um pequeno pompom dourado.

O que é a Erva de São João

A folhagem oval, verde-escura mais ou menos azulada, pálida no reverso, às vezes é caducifólia, semi- perene (a planta conserva a folhagem se o inverno for ameno e perde parte se o tempo for mais frio) ou persistente dependendo das condições. variedades ou clima.  É um cenário natural de escolha para a cor amarela brilhante das flores. As folhas de Hypericum x inodorum são até aromáticas quando amassadas.

Do lado da silhueta, o visual é variado: ereto, arredondado ou espalhado sobre plantas ora perenes, ora sub-arbustivas ou mesmo francamente arbustivas. Nos últimos anos, a erva de São João ganhou destaque no cenário vegetal, graças à sua magnífica frutificação vermelha, amarela, marrom e laranja, que é usada na composição de muitos buquês originais com sabor moderno.

O St. John’s Wort é a planta “All Terrain Vitality” por excelência. Não exigente, de crescimento rápido, a erva de São João é resistente ao frio e costuma gozar de um vigor espetacular. Ele é o competidor formidável do joio, da luz da sombra, da bênção dos lugares secos e ingratos.

Devemos podar a erva de São João?

Podar variedades de arbustos no início da primavera, a cada dois ou três anos. Isso permite que eles mantenham uma porta compacta e reduzida se houver falta de espaço. Remova também galhos mortos ou danificados pelo gelo.

Raspe a folhagem de Hypericum calycinum alguns centímetros acima do solo : em poucas semanas obterá uma folhagem nova, saudável e muito densa. É uma cura de regeneração real para esta erva de São João! Pode-se podar outras plantas perenes após a floração, se você achar que não têm pelos.

Como faço para proteger o wort do meu jardim de rochas da umidade do inverno?

O solo deve ser bem drenado: coloque um punhado de areia grossa no fundo da cova de plantio. Envolva a planta com um colar de cascalho para evitar o acúmulo de água ao nível do colar que promove o apodrecimento.

Um pouco de folhagem enferrujada, o que fazer?

Hypericum calycinum e H. x inodorum às vezes são suscetíveis à ferrugem, especialmente se o tempo estiver quente e úmido. A parte inferior das folhas apresenta pústulas laranja-acastanhadas, a folhagem adquire tonalidade enferrujada e cai prematuramente. Pegue as folhas doentes e queime-as. Trate com mistura de bordeaux para limitar a propagação da doença.

Está indo muito bem, mas dificilmente floresce?

É seguro apostar que a planta se instala em local muito sombreado, exposição que reduz a formação de botões florais. Por outro lado, se beneficia de mais de seis dias de sol por dia, é um solo muito rico (principalmente em nitrogênio) o que favorece o desenvolvimento da folhagem em detrimento das flores. Não fertilize.

Espécies e variedades de Hypericum

O gênero inclui mais de 300 espécies

– Hypericum ‘Hidcote’ uma variedade arbustiva com um belo tufo compacto com folhagem perene de até 1,7 me floração de julho a outubro
– Hypericum frondosum ‘Sunburst’ com uma silhueta densa e arredondada, com bela folhagem Flores decíduas ou semi-perenes glaucas e grandes com longos estames que se sucedem constantemente de junho a setembro. altura: 80 cm
– Hypericum calycinum’ Rosa de Sharon’ é a rainha das encostas porque sua linhagem vigorosa e rasteira corta ervas daninhas e fixa o solo graças ao seu enraizamento e ramificação profundos. Folhagem persistente e longa floração de verão em grandes pompons dourados de junho a agosto. Altura: 30 a 40 cm

Gostou do conteúdo? Veja então nosso conteúdo sobre sono.

Most Popular

To Top